• be alpha

8 passos para combater o vício do açúcar

Atualizado: 14 de Nov de 2018

Artigo escrito por @vrodrigues_nutri


A ingestão de açúcar não é o único vilão da sua dieta, mas se há uma coisa que todos podemos concordar é que para manter um peso saudável, temos que diminuir significativamente a sua ingestão. Você pode até estar de olho somente nas calorias, mas em excesso, ele rouba nossa energia, provoca resistência à insulina, aumenta o risco de diabetes, e acelera o envelhecimento das células.



Mas, calma! Nenhum processo de mudança é fácil, no começo, você vai sentir abstinência, mas passa com o tempo, as primeiras semanas, considerada a fase de desmame do açúcar, você tende a ficar mais agitado e isso é o sinal de que o organismo está passando por um processo de desintoxicação.

Primeiramente não preciso dizer que eles não devem fazer parte do seu carrinho do supermercado, passe reto por eles. Uma vez que você os compra já está, intuitivamente, dizendo ao cérebro que uma hora ou outra vai comê-los. E sem essa que vai comprar somente para o filho que é magro ou para visitas! O que não é bom para você também não é para os demais. Está precisando de uma forcinha para retirá-lo do cardápio? Que tal usar esses 8 passos para combater o vício do açúcar?



Beba água


A boa ingestão de água ao longo do dia faz com que você segure um pouco na alimentação. Provavelmente mais vezes do que você imagina, você está confundindo fome com sede. A ideia é chegar aos 2 litros por dia, em média, considerando líquidos em geral.



Aumente o consumo dos vegetais


Comer vegetais aumenta a saciedade devido ao seu alto teor de água, os ricos em celulose, como verduras e folhas escuras inclusive os caules ajudam no aumento do volume intestinal além de incluir mais vitaminas e sais minerais na sua alimentação.



Coma alimentos ricos em fibras


Alimentos ricos em fibras solúveis como grãos, legumes, verduras e frutas vão preencher seu estômago fazendo com que esvazie lentamente, o que significa que você se sentirá mais satisfeito por mais tempo. A fibra também retarda a liberação de açúcar no sangue, o que reduz a fome e diminui os desejos. Por último, a fibra é a base da saúde intestinal e hormonal. Bactérias intestinais boas precisam de fibra prebiótica para funcionar bem. Consumir mais fibras pode transformar sua saúde, especialmente seus desejos por açúcar.



Coma sem distrações


É comum alimentar-se na frente de uma tela ou jornal, mas procure se dedicar neste momento comendo sentado, relaxado e focado durante toda a refeição. Essa pequena mudança vai ajudar na digestão e o fato de mastigar mais vezes faz com que seu cérebro registre cada mordida assim fazendo com que você se sinta mais cheio rapidamente. Sabemos também que emoções como ansiedade e depressão podem provocar uma alimentação desordenada. Tudo somado, é melhor comer quando você está longe do estresse. Estimule esse hábito.



Mastigue lentamente


Um estudo publicado no Jornal da Academia de Nutrição e Dietética em 2014 concluiu que aqueles que mais mastigavam comiam menos. Isso porque, como sentar-se sem distração, mastigar alerta o hormônio da fome, a grelina, que a comida está chegando. Se você comer muito rápido ou ingerir um suco em 90 segundos, ele não será registrado completamente e seu cérebro provocará fome. Apressar-se também cria um pico de insulina, o que fará com que você fique com fome novamente assim que ele desaparecer.



Durma bem


Ter um sono reparador ajuda no alívio do estresse, sendo este último um dos motivos para uma alimentação emocional, além disso, o sono é um grande fator para a quantidade de grelina que você produz, quanto menos você dorme, mais grelina é produzida e mais fome você tem. Conseguir oito a nove horas de sono no escuro e ininterruptas é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua cintura e saúde em geral.



Cuidado com o cafézinho


A cafeína pode ser um inibidor de apetite, mas também desidrata. Então, beba seu café de manhã e não exagere no restante do dia, e não se esqueça que chá preto, chá verde, bebidas energéticas e refrigerante de cola possuem cafeína. O café pode ter um efeito interessante na redução do apetite e da sensação de fome, mas é importante lembrar que o excesso de cafeína pode causar efeitos indesejados, aumentando a ansiedade e o nervosismo, que podem então nós fazer a comer mais.



Dedique-se ao seu trabalho e atividades


O tédio é um dos maiores contribuintes para lanches sem sentido, e a falta de propósito e isolamento pode levar a uma alimentação emocional. Qual é a solução? Mova-se! Faça coisas que você ama com pessoas que você ama, de preferência ao ar livre. Você se sentirá bem e, quando se sentir bem, não precisará de comida emocional.



Artigo escrito por Dra. Vanessa Rodrigues | Nutricionista CRN 53232 | Telefone (11) 98301-2381

93 visualizações

Siga nossas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

Fale Conosco

Venha conhecer nosso estilo de vida, e ganhe inspiração para o início da sua

mudança!

 

contato@bealpha.com.br

      Alphaville                                Itapevi

whatsapp-logo-1.png
whatsapp-logo-1.png

Nossas Unidades

Alphaville

Alameda Araguaia, 762

Loja 25 - Térreo, Shopping Flamingo Alphaville Barueri/SP

Itapevi

Av. Cesário de Abreu, 503

Dentro da Academia Bio Mania

Itapevi/SP

 © 2018 - 2019 be alpha alimentação saudável - Todos os direitos Reservados - Designed by Agência Tupi