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A importância da hidratação no verão



Com o aumento da temperatura também ocorre o aumento da transpiração, isso leva a perda de água e minerais que são essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Portanto, há um aumento na necessidade da ingestão diária de água, afinal o nosso corpo precisa de mais líquido para manter a temperatura adequada evitando assim o risco de desidratação, que pode causar cansaço, dor de cabeça, desregulação do trânsito intestinal, tonturas entre outros.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) durante os dias mais quentes recomenda-se um consumo de no mínimo dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável, o que equivale a de oito a dez copos ao dia. Outros pontos também são importantes como:


Não espere sentir sede para se hidratar, esse é um erro muito comum, quando sentimos sede significa que já estamos desidratando e o organismo está mandando um sinal, se você não atender a esse sinal o seu corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o seu metabolismo (energia que gastamos para viver) isso dificulta o funcionamento do organismo e atrapalha quem quer perder peso.





Será que a água é o único líquido utilizado para hidratar? A resposta é NÃO, porém devemos nos atentar para alguns detalhes, o suco hidrata também e é ótimo em vitaminas e minerais, mas possui o açúcar das frutas, e o consumo excessivo de sucos e frutas podem levar ao aumento de peso. Já os chás ajudam sim na hidratação e quase não tem calorias se for consumido sem açúcar, mas existe o efeito nas ervas, que não deve ultrapassar 3 xícaras de chá por dia. Em resumo, podemos sim hidratar o organismo com sucos e chás, mas não podemos esquecer da água. Ela tem que vir em maior quantidade ao longo do dia.


Os alimentos, principalmente frutas e vegetais tem um papel importantíssimo na hidratação. Lembram que eu comecei dizendo que com o suor perdemos minerais também? Então, esses alimentos nutrem e também hidratam o nosso organismo. Aproveite isso para melhorar o consumo de vegetais! E uma salada nesse calor é uma delícia, não é?!


A água de coco é muito interessante uma vez que sua composição é semelhante à dos líquidos corporais, contribuindo para a hidratação e para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdido pela transpiração. Mas cuidado! Quem tem Hipertensão Arterial deve tomar cuidado com a quantidade ingerida pois ela é rica em sais e em excesso, junto com o calor, pode contribuir para o aumento da pressão arterial.


E não pensem que os refrigerantes ou sucos artificiais serão bem-vindos na hidratação. Devido aos produtos químicos que possuem, não devem ser consumidos com frequência. Evite industrializados.

Agora é levar a sua garrafinha de água e curtir tudo de bom que o verão nos proporciona!!!


Artigo escrito por Dra. Vanessa Rodrigues | Nutricionista CRN 53232 | Telefone (11)98301-2381

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