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Alimentação nas festas de fim de ano




Final de ano se aproximando sempre com muitas festas e comemorações, em geral acompanhadas de muita bebida e comida e aí bate sempre aquela dúvida cruel: é possível aproveitar a festa da empresa, da família, dos amigos e aquelas deliciosas tentações à mesa sem deixar a dieta ir para o espaço? A resposta é SIM!

Manter o peso não é uma missão impossível durante o período de confraternizações, é possível curtir, porém sem exageros. Para controlar o peso, moderação é a palavra-chave.

1. Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru, outras aves ou até peixe assado. Tender e pernil são carnes que contém mais gordura, mas se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de comer uma carne mais gordurosa, o ideal é combinar o prato com acompanhamentos menos gordurosos como arroz com legumes, batatas cozidas ou assadas, saladas cruas e legumes cozidos. Evite combinar carnes gordas com maionese, farofa de ovos ou miúdos, torta de massa podre, para que o seu prato não fique ainda mais calórico.


2. Faça todas as refeições do dia. Um dos principais erros é ficar muito tempo sem comer, o que faz com que exagerem depois. Não deixe de se alimentar durante o dia, não se deve ficar mais do que 3 horas sem comer.

3. Um alerta para quem pretende ajudar na ceia, não “belisque” os alimentos ou beba drinks enquanto prepara a ceia, pois serão calorias a mais.


4. Beba bastante líquido durante o dia, assim você estará se hidratando.



5. Na hora da ceia, em primeiro lugar, faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras das hortaliças trazem saciedade.


6. Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte ou de limão.

7. Abuse dos temperos naturais: ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.


8. Prefira as frutas da época, fresquinhas e docinhas, são uma delícia!


9. As sobremesas! Isso não pode faltar, não é mesmo? Pode consumir sim, desde que faça a escolha certa e sempre com moderação. Prefira doces e sorvetes de frutas e evite aquelas que possuem cremes como chantilly ou massas podres que contem muita gordura.



10. Atenção para a bebida alcoólica! O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. Pode brindar, mas sem exageros!


11. Não abandone os exercícios físicos, procure se exercitar todos os dias. Se não for possível ir à academia, faça caminhadas, ajude os seus familiares nos preparativos para as festas, enfim, mexa-se!


12. Neste final de ano, faça diferente, pense em sua meta! Lembre-se que além da ceia, existem outras coisas boas a se fazer nestes dias, como confraternizar com seus amigos, curtir seus familiares, presentear as crianças.


Boas Festas


Artigo escrito por Dra. Vanessa Rodrigues | Nutricionista CRN 53232 | Telefone (11)98301-2381

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