Alimentação Saudável: Meio primário na prevenção contra o câncer de mama

Dicas de como cuidar da sua saúde o ano inteiro




O que você sabe sobre o câncer de mama para além do Outubro Rosa?


Você sabia que o câncer causa uma a cada oito mortes no mundo e ultrapassou a doença cardiovascular como a principal causa de morte em muitos países?

A carga global de câncer deve aumentar para 21,7 milhões de novos casos e 13 milhões de mortes até 2030.

Embora o autoexame e a mamografia sejam importantes, eles nos auxiliam no diagnóstico precoce e não na prevenção. Pouco se fala de hábitos considerados primários no combate contra a doença.

Estima-se que 30% a 50% dos casos de câncer são preveníeis adotando um estilo de vida mais saudável.

Vamos conversar sobre?


Evitar qualquer tipo de tabagismo, aderir uma dieta balanceada repleta de nutrientes e praticar atividades físicas têm potencial para reduzir grande parte da carga global de câncer.

Por isso, listamos alguns alimentos que, além de deliciosos, te ajudam na prevenção.



1. Frutas vermelhas

Frutas como morango, amora e framboesa possuem antocianinas que têm como maior característica o poder antioxidante que evita a formação de radicais livres que favorecem o desenvolvimento do câncer.




2. Frutas e vegetais amarelos e alaranjados

A coloração amarela ou alaranjada de alimentos como abóbora, batata-doce, cenoura, manga e mamão se deve à presença do betacaroteno que protege nosso material genético dos danos causados pela oxidação.




3. Frutas cítricas

As frutas cítricas são repletas de vitamina C, um micronutriente capaz de evitar o estresse oxidativo nas células e prevenir o desenvolvimento de diversos tipos de tumor maligno, inclusive o câncer de mama.




4. Brócolis e outros vegetais crucíferos

Os vegetais como brócolis, couve-manteiga, couve-flor e repolho contêm compostos como o sulforano, que ajuda a combater a formação de células cancerosas.



5. Salmão e outros peixes gordurosos

Peixes como salmão, sardinha e atum contêm gorduras insaturada que adicionadas ao ômega-3 são capazes de proteger a saúde cardiovascular, além de combater e prevenir a atividade inflamatória reduzindo o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer.



6. Pimenta

As pimentas vermelhas como chili, dedo-de-moça, malagueta e outras variedades são ricas em capsaicina responsável pelo sabor picante e pela destruição das células com características de malignidade.



7. Soja e outras leguminosas

Leguminosas como ervilha, lentilha, feijão e soja contêm fitoestrogênios que diminuem a ação prejudicial do hormônio verdadeiro, que, em excesso, contribui para o desenvolvimento do câncer de mama.



8. Cereais integrais e sementes

Aveia, cevada, quinoa e sementes como linhaça e chia são muito ricas em fibras. É possível incluir esses alimentos na dieta trocando o pão branco por cuscuz com quinoa, por exemplo. O consumo de frutas com cereais é uma ótima pedida também.




Em contrapartida, alguns alimentos necessitam de cuidado e devem ter seu consumo limitado. Entre eles, destaca-se a carne vermelha que é rica em gorduras saturadas e favorece os processos inflamatórios no organismo, aumentando o risco do câncer de mama. Frituras e alimentos gordurosos em geral, como fast-food, leite integral e queijos amarelos. A ingestão excessiva de gordura está relacionada ao acúmulo de peso (fator que aumenta o risco do câncer). Por fim, doces, refrigerantes e produtos industrializados em geral devem ser consumidos com moderação, pois eles contêm substâncias artificiais que desencadeiam processos inflamatórios no organismo.


Porque comer bem, faz bem!




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