Consciência Negra e a Influência da Culinária Africana no Brasil

Conheça um pouco sobre esse continente multicultural!



O dia da Consciência Negra, além de homenagear e reconhecer a luta de Zumbi dos Palmares (um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista do nosso país), nos convida a refletir sobre o racismo e desigualdade.

Qual será nosso papel na construção de mundo antirracista?

Zumbi foi decapitado no dia 20 de Novembro de 1695


O Racismo é um sistema que oprimi e nega oportunidade aos negros e para construirmos uma nova narrativa é de extrema importância que a gente conheça sobre a História da Escravidão.


E como foi que tudo isso aconteceu?


Há pouco mais de 400 anos, os europeus colonizadores viram no povo negro uma oportunidade de mão de obra barata, em sua grande parte, na agricultura e na mineração. Sendo assim, essenciais para a economia.

Além da precariedade, houve diversos tipos de torturas e abusos afim de roubar a identidade desse povo. A sociedade em que vivemos ainda colhe as consequências da escravidão e, até hoje, não conseguiu reinserir os negros na sociedade de forma justa e igualitária.


Mas, para além de racismo e pobreza, o que você sabe sobre o Continente Africano?


A África é o terceiro maior continente do mundo composto por 54 países repletos de cultura e biodiversidade. Por ser o continente habitado há mais tempo em todo o planeta, a África agregou idiomas, religiões,

regimes políticos, condições de habitação, de atividades econômicas e de cultura.

As maiores influências afro-brasileira estão na culinária e na música. Com sua beleza, inteligência e alegria, o povo africano nos contagiou com ritmos como o samba, o maxixe e a bossa nova.


E contagiados pela alegria do povo africano, a gente separou uma receita deliciosa de um prato de origem africana bem popular na culinária brasileira e aqui na Bealpha!




Com diversas variações de dar água na boca, o nosso queridinho que encanta a todos vocês tem origem em Maghreb, localizada no norte da África e foi trazido para o Brasil durante a colonização portuguesa. Pra quem mora longe e não consegue pedir por delivery, aí vai uma receitinha de cuscuz de microondas pra matar a saudade!




Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada (flocão)

  • 3/4 de xícara de água

  • 1/2 colher (chá) de sal

Modo de Preparo

  1. Misture todos os ingredientes na caneca e deixe repousar por 5 minutos. Leve ao microondas por 2 minutos e sirva-se! Dica: Você pode servir com manteiga ou com leite de coco adocicado. Você quem manda!



Aqui na Bealpha ser saudável também é refletir sobre como construir um mundo melhor e aprender sobre outra cultura!

3 visualizações

Siga nossas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Fale Conosco

Venha conhecer nosso estilo de vida, e ganhe inspiração para o início da sua

mudança!

 

contato@bealpha.com.br

Whatsapp

whatsapp-logo-1.png

Nossa loja

Alphaville

Praça das Flores, 53

Loja 1A - Centro Comercial

Alphaville Barueri/SP

​​

 © 2018 - 2019 be alpha alimentação saudável - Todos os direitos Reservados - Designed by Agência Tupi