Cuscuz | Patrimônio imaterial da Humanidade

O cuscuz foi declarado Patrimônio imaterial da Humanidade pela Unesco

(Revista Menu | Matéria: Unesco declara cuscuz patrimônio imaterial da Humanidade)


O Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou nesta quarta-feira (16) que o cuscuz, alimento fundamental em vários países do Oriente Médio, é Patrimônio Imaterial da Humanidade.


Para conceder o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, a Unesco levou em consideração a importância das práticas e das tradições relacionadas ao preparo e ao consumo do cuscuz.

A decisão foi tomada em reunião do comitê realizada por videoconferência, que avaliou um pedido apresentado em conjunto por Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia, de acordo com informações da agência France Presse.


Esses países destacaram a relevância cultural do cuscuz, que é consumido por praticamente toda a população e em diversas circunstâncias, tanto em pratos do dia a dia quanto em refeições festivas.


No Brasil, o prato é chamado de cuscuz marroquino e é feito com sêmola de trigo. Ele é cozido em uma cuscuzeira e pode ser servido com ensopados ou como uma salada fria com legumes.


Também são consideradas Patrimônios Imateriais da Humanidade as culinárias mexicana, japonesa e francesas, a comida de rua de Singapura e outras tradições gastronômicas.


A história do Cuscuz no Brasil


Eu nasci lá na África, e vim parar no Brasil no século XV, junto com os colonizadores portugueses. Eu era feito de forma artesanal, com farinha de milho no vapor e servido aos escravos e bandeirantes.


Fiquei escondido lá no nordeste com Lampião e Maria Bonita, até que em uma viagem de pau de arara, vim parar para as bandas de cá. Aonde sou preparado, super recheado e servido todos os dias com amor e carinho para você apreciar no seu café da manha, almoço ou jantar...


Mas não vim de lá de bolso vazio! Sou rico em vitaminas A e B1, carboidratos bons, ácido fólico, proteína e potássio...


Já ficou com água na boca? Tá na hora de experimentar essa deliciosa maravilha que agora é Patrimônio imaterial da Humanidade. Saboroso, delicioso, saudável, natural e superhipermega vitaminado!

13 visualizações0 comentário

Siga nossas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Fale Conosco

Venha conhecer nosso estilo de vida, e ganhe inspiração para o início da sua

mudança!

 

contato@bealpha.com.br

Whatsapp

Nossa loja

Alphaville

Praça das Flores, 46 | Térreo

Centro Comercial Alphaville

Barueri/SP

whatsapp-logo-1.png

 © 2018 - 2019 be alpha alimentação saudável - Todos os direitos Reservados - Designed by Agência Tupi