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Kefir e seus benefícios

Atualizado: 14 de Nov de 2018

Artigo escrito por @vrodrigues_nutri


O que é o Kefir?


De origem nas montanhas do Cáucaso na Rússia, onde foi descoberto e feito há séculos, o kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente em seus grãos, estes grãos são formado

s por uma mistura complexa de bactérias e leveduras aglutinadas com a caseína (proteína do leite) e açúcares complexos que quando adicionados ao leite (de vaca, cabra, ovelha) vão fermentá-lo, incorporando na sua composição esses microrganismos benéficos para a flora intestinal. Com um aspecto de leite coalhado seu sabor é parecido com um iogurte um pouco mais ácido, mas com valor nutricional e terapêutico muito superior, sendo assim, trazendo benefícios a saúde como um todo.


Mas o Kefir é um prebiótico ou probiótico?


Na verdade, ele é um simbiótico, devido a sua ação prebiótica e probiótica, ou seja, ele é prebiótico porque fornece condições para que as bactérias benéficas se instalem no intestino, e probiótico porque seus micro-organismos eliminam as bactérias ruins do intestino. Podemos afirmar então que os dois juntos são ainda mais fortes e contribuem para a reorganização da flora intestinal.


Será que ele ajuda na perda de peso?


Sim, sabemos que uma dieta equilibrada além de vários benefícios a saúde reflete na perda de peso, o kefir oferece ao organismo nutrientes importantes como proteínas, cálcio, vitamina D e vitamina K, traz a sensação de saciedade colaborando para a diminuição da ingestão excessiva das calorias diárias. Mas existem outros benefícios além da saúde intestinal e perda de peso, ele previne candidíase, alergias, controle do colesterol, reumatismo, osteoporose.



Como devo consumir o Kefir?


Na hora de consumir o líquido que chamamos de kefir o mesmo não deve conter grãos, os grãos devem ser separados com a peneira para posteriormente produzirem novos lotes de kefir para consumo. O kefir é extremamente versátil há diversas formas de se consumi-lo, ele serve de acompanhamento de frutas, pode ser colocado em vitaminas ou smoothies e, até mesmo, ser ingrediente de molhos para salada.



Existe alguma contraindicação?


Geralmente não tem nenhum efeito colateral, mas pode causar azia em pessoas com gastrite ou esofagite. As bactérias já pré-digerem a lactose no kefir, então pessoas com intolerância à lactose (NÃO ALERGIA), muitas vezes conseguem ingeri-lo, porém nesses casos acima a melhor opção é procurar uma orientação profissional de um médico ou nutricionista antes de seu consumo.


Artigo escrito por Dra. Vanessa Rodrigues | Nutricionista CRN 53232 | Telefone (11)98301-2381


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