O poder das cores dos alimentos



Um prato colorido é muito mais do que uma refeição bonita e sofisticada. Escolher os alimentos pelas cores também é um grande sinal de saúde, sabia? Por isso, existem os fitoquímicos, os mais conhecidos dentre eles são os flavonoides, os carotenoides e as isoflavonas.


Os fitoquímicos são nutrientes específicos encontrados nos alimentos de origem vegetal, na maioria das frutas, grãos e sementes e não se enquadram nem dentro das vitaminas, nem dos minerais, considerados assim, uma nova categoria de nutrientes. Possuem inúmeras funções benéficas, dentre elas atuam como antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo nossas células de processos oxidativos e agressores. Portanto, quando falamos na importância de uma alimentação colorida, diversificada e natural, estamos pensando no aporte de todos esses fitoquímicos, além das vitaminas e minerais. Conheça algumas das formas dessas substâncias químicas naturais.


Azul e Roxo


Os frutos e vegetais de coloração azul e roxo possuem pigmentos naturais chamados de antocianinas, embora os frutos e vegetais de cor vermelha e rosa também sejam ricos em antocianinas, de um modo geral, quanto mais escuro for o tom, maior a concentração de fitoquímicos. As antocianinas regulam a pressão arterial, reduzem o risco de doenças cardíacas, melhoram a função da memória e diminuem o risco de cancro. Esses frutos também são ricos em flavonoides, que tornam os nossos vasos sanguíneos mais saudáveis e melhoram as faculdades motoras. Nesse grupo temos a amora, mirtilo, berinjela, figo, ameixa, uva roxa e beterraba.





Verde

Os frutos e vegetais de coloração verde possuem pigmentos naturais chamados de clorofila. Alguns destes frutos e vegetais, tais como legumes de folhas verdes, pistache, ervilha, pepino e aipo, contêm também luteína, um fitoquímico importante para a saúde dos olhos, reduzindo assim o risco de cataratas e de degeneração macular.


Muitos vegetais verdes são também ricos em isotiocianatos, os quais estimulam as enzimas no fígado, que ajudam o corpo a remover componentes potencialmente cancerígenos. As folhas verdes tais como espinafres e brócolis são excelentes fontes de folato, vitamina B que ajuda a reduzir o risco de defeitos congénitos, além de serem uma excelente fonte de vitamina K, essencial na formação de coágulos de sangue, potássio, carotenoides e ácidos graxos ômega 3. Nesse grupo temos a maçã verde, alcachofra, espargo, abacate, couve, feijão verde, brócolis, couve de bruxelas, repolho, pepino, uva verde, melão verde, kiwi, alface, lima, alho francês, ervilha e espinafre.


Avermelhado

Os frutos e vegetais de coloração avermelhada possuem pigmentos naturais chamados de licopeno e antocianinas. O licopeno é um poderoso antioxidante encontrado no tomates, melancia e toranja rosa, reduz o risco de ataques cardíacos e de certos tipos de cancro, principalmente o da próstata.


Antocianinas são também um poderoso antioxidante presente nos morangos, framboesas e uvas pretas e rosadas. A antocianina melhora a saúde do coração e do metabolismo do corpo. Nesse grupo temos a maçã vermelha, cereja, toranja, uva rosada, romã, morango, framboesa, rabanete, tomate, melancia e goiaba.


Amarelo e Laranja

Os frutos e vegetais de coloração amarela e laranja possuem pigmentos naturais chamados de carotenoides, muitos deles convertíveis em vitamina A que é essencial para a visão e sistema imunológico, assim como para a saúde da pele e dos ossos. Os cientistas afirmam que alimentos ricos em carotenoide reduzem o risco de doenças do coração e cancro, principalmente nos pulmões, esôfago e estômago e melhoram as funções do sistema imunológico. Esses frutos e vegetais também são uma excelente fonte de vitamina C. Nesse grupo temos o damasco, melão, cenoura, manga, nectarina, laranja, papaia, pêssego, pera, abacaxi, abóbora, milho-doce, batata-doce, tangerina e tomate amarelo.


Branco


Os frutos e vegetais de coloração branca contêm alicina que ajuda a baixar o colesterol e a pressão arterial, além de reduzir o risco de cancro no estômago e de doenças cardíacas. Alguns destes alimentos, como bananas e batatas, são também uma boa fonte de potássio, importante para um funcionamento saudável do coração, rins e outros órgãos vitais. Nesse grupo temos a banana, couve-flor, alho, gengibre, cogumelos, cebola, batata e nabo.





Artigo escrito por Dra. Vanessa Rodrigues | Nutricionista CRN 53232 | Telefone (11)98301-2381

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