Os benefícios da cafeína para os atletas

Matéria publicada no site www.boxlifemagazine.com em 30 de Maio de 2017

The Athletic Benefits of Caffeine By William Imbo


A cafeína é a droga mais popular do mundo. Encontra-se em grãos de café, folhas de chá, cacau, chocolate e nozes de cola, e seu uso é incrivelmente difundido. Nos Estados Unidos, mais de 100 milhões de americanos consomem 400 milhões de xícaras de café por dia, equivalentes à 146 bilhões de xícaras de café por ano, fazendo dos Estados Unidos o principal consumidor de café do mundo. Na verdade, o café é a bebida mais consumida no mundo. A Starbucks agradece.

Devido à quase todo mundo ingerir cafeína de uma forma ou de outra, e pelo fato de estar tão disponível (café, chá, bebidas energéticas, etc.) a cafeína não está mais na lista de substâncias proibidas do Comitê Olímpico Internacional. Ela agora está listada como uma "substância controlada ou restrita".

A cafeína é popular principalmente porque funciona como um estimulante suave – falaremos mais sobre isso adiante. Logo, ela ajuda a nos despertar e nos mantém em pé quando sentimos vontade de “jogar a toalha”. Portanto, não é surpresa que os atletas estejam interessados em usufruir desses efeitos em seus esportes . Então, a cafeína pode ajudar a melhorar seu desempenho no esporte?


Como a cafeína funciona? Para entender como a cafeína pode ajudá-lo durante um treino, precisamos de uma aulinha de biologia bem rápida sobre o funcionamento desta. Ao longo do dia, os neurônios (células eletricamente excitáveis que processam e transmitem informações através de sinais elétricos e químicos) estão disparando em seu corpo diversos sinais, o que leva à acumulação de um neuroquímico chamado adenosina. O sistema nervoso usa receptores especiais para monitorar os níveis de adenosina do seu corpo. À medida que no dia você realiza atividades, mais e mais adenosina (um neuromodulador que desempenha um papel na promoção do sono e supressão da excitação dos neurônios) passa por esses receptores - e isso faz você se sentir sonolento. É uma das razões pelas quais você está cansado à noite. Acredita-se que a cafeína funcione bloqueando os receptores de adenosina no cérebro e outros órgãos. Isso reduz a capacidade da adenosina de se ligar aos receptores, o que retardaria a atividade celular e ajudaria a impedir que você fique cansado.


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